Pablo Vilela

Oração do Revisor

In Outras Revisões on 26 de janeiro de 2007 at 7:29 pm

Esta oração foi criada por minha amiga Cássia como um talismã para mim e meus alunos. Agora se tornará também um amuleto para os que freqüentem este blogue.

Oração do Revisor

Cássia Pires

Alivia a dor dos meus ombros por passar a vida a reconhecer erros, deslizes e negligências com a língua portuguesa, matéria-prima do meu ofício.

Concede a humildade para aceitar a minha capacidade como profissional, a lealdade para com os meus pares, o respeito ao meu trabalho e a paciência para ser um ourives da palavra, que transforma a pedra bruta em algo precioso e raro.

Além disso, dá-me o principal reconhecimento: o próprio. Sou um instrumento para que o mundo escreva a sua história da maneira mais doce possível: pelo bom uso da palavra, aquela que me acompanhará até o dia em que eu escrever a minha última página de vida.

Assim seja.

  1. Já tenho o que dizer quando cruzar as mãos e fechar os olhos antes de dormir.

  2. Amém.
    Dizem que quando corrigimos os erros de alguém estamos dando a ela uma nova oportunidade de repetir o erro ou então de aprender com ele e não errar mais.
    Em se tratando dos erros em textos, o emprego dos revisores esta garantido.
    A segunda opção é sempre muuuuuuito mais freqüente.

  3. Que assim seja em cada dia de revisão, e que a miopia se afaste de nós! Ótimo Pablo!

  4. Amém.
    rsrs…

  5. Linda prece! Eu não conhecia. Os apurinãs acreditam que quando você corrige o erro de alguém está ajudando a pessoa a suportar a própria angústia. Isso tem tudo a ver com o significado da prece, não acha?

  6. […] com uma linda prece, escrita e presenteada pela Cássia. A Oração do Revisor trouxe-nos ótimos auspícios e, de lá para cá, foram mais de 150 tópicos, que você ajudou a […]

  7. […] Escrito por Charleston Fernandes em fevereiro 5, 2008 Alivia a dor dos meus ombros por passar a vida a reconhecer erros, deslizes e negligências com a língua portuguesa, matéria-prima do meu ofício… […]

  8. Vale também para corretores de redação do ensino médio e pré-vestibular? =)

  9. Vale, claro, Lu. Quem corrige redação não deixa de ser, em certa medida, revisor.

  10. Todo mundo é um corretor de si próprio, os que acham que completaram a sua revisão são os que publicaram alguma coisa.

Deixe um comentário

