Pablo Vilela

Infinitivo Flexionado

In Dica do Mês on 4 de fevereiro de 2007 at 9:31 pm

A dúvida mais recorrente entre os profissionais da língua é a flexão do infinitivo.

A não ser para preservarmos a eufonia, devemos evitarmos a flexão dos infinitivos, pois eles, sem flexão, ajudam as frases a ficarem mais elegantes.

Experimentem não flexionar.

  1. Eu eu que achava que o problema de flexionar estava no cuidado de evitar dobrar o corpo sem alongar primeiro…
    E o pior, é que além de não seguir a regra em relação ao corpo, descobri que costumo flexionar muuuuito no infinitivo.
    Vou tomar cuidade de agora em diante…
    Nos dois casos.

  2. Como saiu em um jornal daqui de Maringá há uns dias atrás… “Devemos termos certeza…”. Adivinhem o que eu me perguntei na hora? “Cadê o revisor, minha gente?”. 😀

  3. Ótima pedida, Pablo, enquanto muitos gramáticos trocam farpas para sistematizar o uso do infinitivo, nada como o princípio de tornar a língua leve, solta, mais próxima do céu.

  4. Macete legal esse.
    Acredito que mesmo corrigindo textos, de vez em quando, cometemos pequenos deslizes como esse.
    Valeu pela dica ^.~

  5. Essa dúvida persistia, no meu caso. Comecei a “resolver” essa história graças às dicas do pessoal na Revisores. Hoje, evito flexionar, mas há casos em que a tentação é grande e ainda fica uma pontinha de dúvida. É um assunto que sempre dá pano pra manga mesmo.

    Valeu pela dica!

  6. Eu S-E-M-P-R-E quis saber isso e ninguém conseguiu me explicar…
    Obrigada!

  7. Eufonia é algo muito relativo, eu detesto ouvir um você quando um tu é possível.

Deixe um comentário

