Pablo Vilela

Dia do Revisor

In Cadê o Revisor? on 28 de março de 2007 at 2:22 am

Hoje, Dia do Revisor (merecidos parabéns a todos), é dia de trabalhar em dobro. Por isso, trago dois flagras encontrados nos últimos dias (e agradeço aos amigos e colaboradores Thiago Martins e Edu Henrique).

Foi entregue este mês, em Fortaleza, o Prêmio Unifor de Literatura 2006. “Uni” o quê? Esperamos que os agraciados não tenham feito com a literatura o mesmo que os criadores do nome do prêmio fizeram com a língua.

Já em Salvador, um homem de 46 anos que se passava por advogado foi preso na última quarta-feira. Segundo o delegado Sérgio Sotero, ele teria chegado à delegacia com uma petição. Ao conferi-la, Sotero notou que o documento tinha muitos erros de português. Os erros cometidos pelo suposto profissional eram, no geral, de concordância. Um dos casos mais graves, afirmou Sotero, foi a expressão desejamos sermos. “Ele devia é ter sido indiciado por homicídio ao português”, concluiu.

Testemunhas dão conta de que o delegado chegou a perguntar: “Cadê o Revisor?”

  1. Um punhado de parabéns para nós! Além disso, parabéns especial a você: pelo revisor que é, pela paixão com a qual exerce o ofício e, principalmente, por ter me mostrado essa profissão encantadora que hoje também faz parte dos meus dias. Se hoje eu sou feliz no que faço, eu devo esse presente a você.

    Beijos com carinho.

  2. Não que eu seja noveleira, mas hoje um dos personagens da novela das 9 da Globo lamentou não existirem mais revisores nos jornais…

    Parabéns para nós!

    Enquanto houver pessoas preocupadas com a qualidade dos textos a serem publicados, a profissão está garantida.

  3. É isso ai, Pablo: em defesa da Última Flor do Lácio estamos armados com nossos lápis vermelhos.
    Parabéns especial a você, um exemplo do que há de melhor em nossa profissão!
    beso

  4. Eis-me aqui, Pablo, no lugar de exaltação dos deuses revisores. Nada como lavar o ego, sentir-se deusa e dar vivas ao nosso dia encantador! Hoje sou mais revisora do que nunca e a Comunidade de Revisores com certeza me deu um ânimo a mais. Um especial obrigada e parabéns a todos os colegas de profissão!

  5. Parabéns, atrasado! Linkei você e isto não é pressão. 😀

  6. Dileto Pablo. Mais um semestre começou e outra vez exortei meus jovens bacharelandos, aprendizes das artes do texto, a se aproximarem de você, filiando-se à comunidade dos revisores. É entusiasmante vê-lo na árdua tarefa de construir a identidade profissional do revisor. Receba meu afeto.

  7. Pablo, dá uma olhada. Acho que precisa de revisor até na TIM:
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u115534.shtml

    um forte abraço,
    Charleston

  8. Até aqui tem exu? Eita nóis!

    Feliz dia do Revisor para todos! Como já disse pro Pablo, não me considero exatamente uma revisora. Mas se rolar bolo e brigadeiro, aí a coisa já muda de conversa.

  9. É uma vergonha!
    E quando afirmo que sair piando por aí também não é fácil, vocês não acreditam…
    Vou te contar, viu?!

    Um pio!

  10. Encontre o erro: 9 Repostas para “Dia do Revisor”.

  11. Agora já são 10… rs

  12. Chatinha (e revisor tem de ser chato mesmo),

    Algumas vezes já reclamei com os administradores do WordPress sobre esse e outros problemas de tradução. Até me ofereci para revisá-lo, mas não obtive muito sucesso.
    Por enquanto, vocês vão me desculpando esse erro. Se eu o tivesse visto antes, tomaria alguma providência antes de abrir o blogue.

    Grande abraço e muito obrigado pelo toque,

    Pablo.

  13. Ingenuamente eu pensei que “respostas” era um termo alternativo que o Pablo havia criado para “comentários”. Achei curioso. Agora que me dei conta de que é a má tradução de “reply”. É isso?

  14. Ainda não nos tiraram o dia?
    O CBO já incorporou nossa atividade à do jornalista.

  15. Essa eh a Mulher (Disse Deus): Wânia de Aragão-Costa (parafrazeando Romario, o jogador nde soccer). Grande Doutora e Profesora da UNB.
    O Governo deveria criar uma Secretaria (com status de ministerio) para a Revisao das publicacoes Oficiais,sem esquecer de dar uma colher-de-cha pros demais poderes (Legislativo e Judiciario). Wania seria a Ministra 🙂

  16. […] você se lembre de que, no Dia do Revisor, comentei sobre o nome do prêmio que a faculdade Unifor oferecia a seus literatos, que continha um […]

  17. […] se lembra também de que, às vésperas do Dia do Revisor, o delegado Sotero prendeu um falso advogado por homicídio à língua […]

  18. […] Você sabe que não sou de citar textos longos, mas nossa história clama pela exceção no dia de hoje. Parabéns, […]

  19. Cada dia inútil que inventam, desculpa, já reli, pensei que tinham inventado o dia do retrovisor.

Deixe um comentário

