Hoje, Dia do Revisor (merecidos parabéns a todos), é dia de trabalhar em dobro. Por isso, trago dois flagras encontrados nos últimos dias (e agradeço aos amigos e colaboradores Thiago Martins e Edu Henrique).
Foi entregue este mês, em Fortaleza, o Prêmio Unifor de Literatura 2006. “Uni” o quê? Esperamos que os agraciados não tenham feito com a literatura o mesmo que os criadores do nome do prêmio fizeram com a língua.
Já em Salvador, um homem de 46 anos que se passava por advogado foi preso na última quarta-feira. Segundo o delegado Sérgio Sotero, ele teria chegado à delegacia com uma petição. Ao conferi-la, Sotero notou que o documento tinha muitos erros de português. Os erros cometidos pelo suposto profissional eram, no geral, de concordância. Um dos casos mais graves, afirmou Sotero, foi a expressão “desejamos sermos”. “Ele devia é ter sido indiciado por homicídio ao português”, concluiu.
Testemunhas dão conta de que o delegado chegou a perguntar: “Cadê o Revisor?”
Um punhado de parabéns para nós! Além disso, parabéns especial a você: pelo revisor que é, pela paixão com a qual exerce o ofício e, principalmente, por ter me mostrado essa profissão encantadora que hoje também faz parte dos meus dias. Se hoje eu sou feliz no que faço, eu devo esse presente a você.
Beijos com carinho.
Não que eu seja noveleira, mas hoje um dos personagens da novela das 9 da Globo lamentou não existirem mais revisores nos jornais…
Parabéns para nós!
Enquanto houver pessoas preocupadas com a qualidade dos textos a serem publicados, a profissão está garantida.
É isso ai, Pablo: em defesa da Última Flor do Lácio estamos armados com nossos lápis vermelhos.
Parabéns especial a você, um exemplo do que há de melhor em nossa profissão!
beso
Eis-me aqui, Pablo, no lugar de exaltação dos deuses revisores. Nada como lavar o ego, sentir-se deusa e dar vivas ao nosso dia encantador! Hoje sou mais revisora do que nunca e a Comunidade de Revisores com certeza me deu um ânimo a mais. Um especial obrigada e parabéns a todos os colegas de profissão!
Parabéns, atrasado! Linkei você e isto não é pressão. 😀
Dileto Pablo. Mais um semestre começou e outra vez exortei meus jovens bacharelandos, aprendizes das artes do texto, a se aproximarem de você, filiando-se à comunidade dos revisores. É entusiasmante vê-lo na árdua tarefa de construir a identidade profissional do revisor. Receba meu afeto.
Pablo, dá uma olhada. Acho que precisa de revisor até na TIM:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u115534.shtml
um forte abraço,
Charleston
[…] Onte mfoi o Dai do Resivor. […]
Até aqui tem exu? Eita nóis!
Feliz dia do Revisor para todos! Como já disse pro Pablo, não me considero exatamente uma revisora. Mas se rolar bolo e brigadeiro, aí a coisa já muda de conversa.
É uma vergonha!
E quando afirmo que sair piando por aí também não é fácil, vocês não acreditam…
Vou te contar, viu?!
Um pio!
Encontre o erro: 9 Repostas para “Dia do Revisor”.
Agora já são 10… rs
Chatinha (e revisor tem de ser chato mesmo),
Algumas vezes já reclamei com os administradores do WordPress sobre esse e outros problemas de tradução. Até me ofereci para revisá-lo, mas não obtive muito sucesso.
Por enquanto, vocês vão me desculpando esse erro. Se eu o tivesse visto antes, tomaria alguma providência antes de abrir o blogue.
Grande abraço e muito obrigado pelo toque,
Pablo.
Ingenuamente eu pensei que “respostas” era um termo alternativo que o Pablo havia criado para “comentários”. Achei curioso. Agora que me dei conta de que é a má tradução de “reply”. É isso?
Ainda não nos tiraram o dia?
O CBO já incorporou nossa atividade à do jornalista.
Essa eh a Mulher (Disse Deus): Wânia de Aragão-Costa (parafrazeando Romario, o jogador nde soccer). Grande Doutora e Profesora da UNB.
O Governo deveria criar uma Secretaria (com status de ministerio) para a Revisao das publicacoes Oficiais,sem esquecer de dar uma colher-de-cha pros demais poderes (Legislativo e Judiciario). Wania seria a Ministra 🙂
[…] você se lembre de que, no Dia do Revisor, comentei sobre o nome do prêmio que a faculdade Unifor oferecia a seus literatos, que continha um […]
[…] se lembra também de que, às vésperas do Dia do Revisor, o delegado Sotero prendeu um falso advogado por homicídio à língua […]
[…] Você sabe que não sou de citar textos longos, mas nossa história clama pela exceção no dia de hoje. Parabéns, […]
Cada dia inútil que inventam, desculpa, já reli, pensei que tinham inventado o dia do retrovisor.