Pablo Vilela

Cultura e Revisão

In Outras Revisões on 30 de março de 2007 at 8:00 pm

Conversávamos, eu e Celso (que não é revisor, mas fez uma bela homenagem a nós em seu blogue), por ocasião do Dia do Revisor, sobre os problemas da educação, que geram e gerarão tantos problemas para os revisores. Foi quando ele gaiatamente me saiu com esta.

Cultura e Revisão

Celso Bessa

Pensando sob essa ótica, quanto mais culta e atenta a população, menos trabalho para o revisor. Logo, quanto mais educação, mais desemprego para o revisor. Descobri.

A baixa capacidade cultural do povo brasileiro é causada por uma conspiração dos revisores, que fazem parte da GSR, a Guilda Secreta dos Revisores, uma sociedade secreta e maligna que visa a dominar o mercado educacional, cultural e editorial para manter-se no poder.

A origem da GSR remonta aos tempos dos escribas no Egito antigo. Hieróglifos em Tebas mostram um escriba sentado e, ao seu lado, um revisor, de olhar maligno, modificando os textos escritos pelo pobre escriba, antes de entregar ao Faraó.

Anúncios
  1. Se ele continuar revelando nossos segredos, morre em uma semana.

  2. Se eu morrer, todos já sabem.

    Foi o Fil! Ops, digo, o Phil.

    ‘braços

    Celso Bessa, marcado para morrer (com caneta vermelha, suponho)

  3. Pois então.
    Uma rápida busca no Google Imagens já corrobora parte de minha teoria.

    Vejam a imagem que está no endereço
    http://www.inkpipe.com/images/hieroglyph.png

    Agora, me respondam:

    O quê esse executivo com olhar malévolo está fazendo entre estes hieróglifos (ou é hieroglifos – senhores revisores, me informem)?

    ‘braços

  4. Ó! E agora, quem poderá nos defender?

  5. Será que quem inventou a calculadora também faz parte de uma seita?

  6. o caso é gravíssimo, depois de séculos incógnita a confraria do lápis vermelho foi descoberta, é melhor chamar o Fantasma (que é meu super-herói preferido) pra resolver o problema.

  7. Buuuuuuuuuutz.
    Essa da calculadora dá teoria conspiratória digna dos melhores episódios de Arquivo X, Lost e Armação Ilimitada juntos!
    Até por quê todos sabem que a calculadora foi inventada por uma seita árabe chamada SPROGA – Sagrados Protetores Do Grande Ábaco!

    ‘braços e mantenham as canetas e lápis vermelhos em punho!

    Celso Bessa
    Celso Bessa
    planejador, comunicador, fazedor, e wordpresser

  8. Ledo engano…

    Sinto muito decepcioná-los e entrar com o meu espírito pessimista, mas, quanto mais inculta e ignorante a população, menos necessidade de revisores.

    Ninguém mais vai se importar com os pretensos erros nos textos (já não há muitos que se preocupam) e não haverá pessoas capazes de identificá-los (já não há). Então para que corrigir e se preocupar com um texto de qualidade?

    Só os excêntricos e os revisores desempregados é que perceberão os erros.

  9. Fabiana, era uma piada!

  10. Celso, só tenho a declarar que ri muito!!!!!!
    Que criatividade!!! Amei, muito bom!!

    Iassanan

  11. Iassana.

    Obrigado, obrigado. Eu Paburo San estaremos em breve montando uma consultoria de roteiros cômicos e animação de festas, batizados e velórios. Inclusive via teleconferência!

    O nosso mais novo serviço é o TOIF – Torne o Infeliz Feliz. Um serviço para velórios tristes, onde preparamos um telegrama animado, um telão fazendo troça do defunto e 2 contadores de piadas de plantão da hora que começa o velório até a última pá de terra no enterro ou fecharem a urna com as cinzas.

    Serviço ainda em fase Beta, mas é bom.

    ‘braços e keep wordpressing

    Celso Bessa
    planejador, comunicador, fazedor, e wordpresser

  12. Uma reunião extraordinária foi convocada recentemente pela Guilda. É inadmissível que um segredo tão bem guardado durante tantos anos seja agora desbaratado por alguém cujo sobrenome está ridiculamente escrito errado (Bessa – Beça). Colocamos nossos melhores homens de plantão para descobrir os infiltrados. Se preciso for usaremos de manobras malfazejas para coibir a veiculação dessas informações. Sabemos que a melhor maneira é fazer pensar que tudo não passa de teoria da conspiração. O destino daquele que deixou vazar a imagem do sócio fundador da Guilda já foi definido, por ele não podemos fazer mais nada, ele fez consciente. Cada membro recebeu em seu e-mail a hora e o local da reunião. Ausências serão consideradas ofensivas e serão tratadas como tais.

    Sem mais
    Jldipdeiadlkçfjois j

  13. eo soh kero falá p vcs q num tem nada haver essa históra de GSR, nem nunca vi falá dessa tal de guilda, sei q o celsu é um cara bom à beça… deve sê, se naum num tinha um blogui. Pq blogui naum eh pras pessoas dizer coisas assim. celsu, valeo pela força, vc é um zahir do bem. maqui tube.

  14. O revisor está enganado quanto a grafia de meu sobrenome, à beça.
    A expressão tem sua origem em um BESSA do Rio de Janeiro do início do século XX. Figura boêmia e exagerada, gostava de exagerar nas suas celebrações, por assim dizer.
    Em pouco tempo, tornou-se comum dizer: “façamos uma festa à Bessa”. Mas, por motivos inexplicados, ao grafarem essa expressão, gravaram com c-cedilha.

    Agora, quanto aos infiltrados, preciso confessar que é algo semelhante ao filme de Scorsese: meu agente infiltrada foi criado desde novinho como revisor exemplar e jamais descobrirão sua identidade, seu propósito e sua verdadeira a lendária LAR – Ligua Amti Revizão (!!!).

    Estudiosos afirmam que uma guerra de proporções bíblicas – versão extendida, revisada e com comentários e descomentários dos revisores e amti_revizores – se aproxima. Os sinais apontados são os últimos movimentos do revisores, com suas armas em punho – canetas e agora também blogs – contra as últimas investidas dos amti_revizores: a demissão em massa dos revisores de redações jornalísticas e publicitárias e a criação da arma mais nefasta de todas: o miguxês!

    Aguardem notícias. Do Front, 242! Ops, me empolguei.

    ‘braços e keep wordpressing

    Celso Bessa
    planejador, comunicador, fazedor, e wordpresser

  15. Celso

    Entendi que era uma piada. Mas o que escrevi, embora seja um pouco exagerado, não foi uma piada.

  16. Ser revisor é semelhante a ser baixista de uma banda: ninguém nota que eles existem, mas experimente tirá-los para ver o que acontece.

    Mais beijo.

  17. […] Fiz as devidas correções e algumas edições para o texto ficar inteligível. Do contrário, a GSR poderia me […]

  18. […] Uma bela agressão aos integrantes da Guilda Secreta dos Revisores. […]

  19. “que visa a dominar” não está errado, senhores revisores?

    Talvez “que visa dominar” ?

    ‘braços

    Celso há Bessa

  20. Não está não, Celso. A regência clássica do verbo “visar” é “visar a”, mas hoje em dia a maioria das pessoas usa esse verbo como se fosse transitivo direto. Eu ainda acho simpática a forma mais antiga.
    Abração.

  21. O revisor deve ser o malvado favorito do escritor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: