Pablo Vilela

O Livro da Solidão

In Outras Revisões on 13 de abril de 2007 at 11:07 pm

Que livro você levaria para uma ilha deserta?

O Livro da Solidão

Cecília Meireles

Vêm os que acreditam em exemplos célebres e dizem naturalmente: “Uma história de Napoleão.” (…) Os que nunca tiveram tempo para fazer leituras grandes, pensam em obras de muitos volumes – e lembram-se das Vidas de Plutarco, dos Ensaios de Montaigne, da obra completa de Pasteur, de Goethe, de Dostoiévski, de Ibsen. Ou na Bíblia. Ou nas Mil e uma noites.

Pois eu creio que todos esses livros, embora esplêndidos, acabariam fatigando; e, se Deus me concedesse a mercê de morar numa ilha deserta (deserta, mas com relativo conforto, está claro – poltronas, chá, luz elétrica, ar-condicionado), o que levava comigo era um Dicionário. Dicionário de qualquer língua, até com algumas folhas soltas; mas um Dicionário.

Não sei se muita gente haverá reparado nisso — mas o Dicionário é um dos livros mais poéticos, se não mesmo o mais poético dos livros. O Dicionário tem dentro de si o Universo completo. (…)

Eu levaria o Dicionário para a ilha deserta. O tempo passaria docemente, enquanto eu passeasse por entre nomes conhecidos e desconhecidos, nomes, sementes e pensamentos e sementes das flores de retórica.

Anúncios
  1. É…a do dicionário foi ótima, mas eu levaria um favorito…levaria um Russo(Ana Karenina ou Guerra e Paz). Optaria pelos mais grossos.Não dá tempo de pensar muito…

  2. Adoooooro dicionários. Sou capaz de passar horas folheando um, seja de Português, Inglês ou qualq

  3. Continuando: seja de Português, Inglês, ou aqueles de idiomas esdrúxulos à venda lá na Livraria Cultura de SP. Mas para levar pra uma ilha deserta, eu arriscaria “Admirável Mundo Novo” e uma coletânea de contos da Lygia ou da Clarice. Ah, e levaria o Ewan McGregor, também. Pras horas vagas. 😉

  4. Isto é o que eu chamaria de monaspleo, se eu levasse um livro para uma ilha deserta ela não estaria mais deserta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: