Pablo Vilela

O Livro da Solidão

In Outras Revisões on 13 de abril de 2007 at 11:07 pm

Que livro você levaria para uma ilha deserta?

O Livro da Solidão

Cecília Meireles

Vêm os que acreditam em exemplos célebres e dizem naturalmente: “Uma história de Napoleão.” (…) Os que nunca tiveram tempo para fazer leituras grandes, pensam em obras de muitos volumes – e lembram-se das Vidas de Plutarco, dos Ensaios de Montaigne, da obra completa de Pasteur, de Goethe, de Dostoiévski, de Ibsen. Ou na Bíblia. Ou nas Mil e uma noites.

Pois eu creio que todos esses livros, embora esplêndidos, acabariam fatigando; e, se Deus me concedesse a mercê de morar numa ilha deserta (deserta, mas com relativo conforto, está claro – poltronas, chá, luz elétrica, ar-condicionado), o que levava comigo era um Dicionário. Dicionário de qualquer língua, até com algumas folhas soltas; mas um Dicionário.

Não sei se muita gente haverá reparado nisso — mas o Dicionário é um dos livros mais poéticos, se não mesmo o mais poético dos livros. O Dicionário tem dentro de si o Universo completo. (…)

Eu levaria o Dicionário para a ilha deserta. O tempo passaria docemente, enquanto eu passeasse por entre nomes conhecidos e desconhecidos, nomes, sementes e pensamentos e sementes das flores de retórica.

  1. É…a do dicionário foi ótima, mas eu levaria um favorito…levaria um Russo(Ana Karenina ou Guerra e Paz). Optaria pelos mais grossos.Não dá tempo de pensar muito…

  2. Adoooooro dicionários. Sou capaz de passar horas folheando um, seja de Português, Inglês ou qualq

  3. Continuando: seja de Português, Inglês, ou aqueles de idiomas esdrúxulos à venda lá na Livraria Cultura de SP. Mas para levar pra uma ilha deserta, eu arriscaria “Admirável Mundo Novo” e uma coletânea de contos da Lygia ou da Clarice. Ah, e levaria o Ewan McGregor, também. Pras horas vagas. 😉

  4. Isto é o que eu chamaria de monaspleo, se eu levasse um livro para uma ilha deserta ela não estaria mais deserta.

Deixe um comentário

