Pablo Vilela

Mau Escrito

In Cadê o Revisor? on 27 de maio de 2007 at 1:16 am

Trocando os pés pelas mãosEu havia me prometido que não falaria sobre aquele vacilo do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que disse que por causa de uma coitada de uma vírgula o decreto sobre o grito nas feiras havia saído errado. Mais uma vez, alguém quis pôr a culpa no revisor. A sorte é que não havia vírgula alguma. Vírgula era, na verdade, uma metáfora para um errinho de nada.

Pois estou aqui quebrando minha promessa porque um fato novo aconteceu. Saiu este mês, em uma revista especializada em língua portuguesa, matéria sobre o assunto. A matéria dizia que Tratava-se, então, de evidente demonstração de que um texto é mau [!!!] escrito, acima de tudo, quando atinge resultado diverso, ou oposto, ao pretendido. (sic) Pois atingiu. Atingiu em cheio nossos olhos de revisor.

Tudo bem, eu serei sempre o primeiro a defender que erros (e sobretudo desse tipo) acontecem com qualquer revisor; mas em uma revista especializada, em uma matéria sobre um erro lingüístico, em um trecho falando sobre texto mal-escrito, não pode, né? Nessa ele vacilou. Cadê o Revisor?

  1. Pessoas,

    venho aqui quase todo o dia, mas sou visitante “fantasma” nunca comento. Mas hoje estou com uma baita dúvida me atormentando, e como fiz pesquisa em gramáticas e não encontrei solução, começo a crer que nesta questão a pratica faz a teoria. Alguem sabe de alguma norma que obrigue o uso de Por que (separado) em início de título (no caso, de um livro). A Dileta Martins diz que é obrigatório o uso separado, ninguém mais sequer toca no assunto, e o autor quer junto (Porque escrever…). Alguém pode me ajudar?

  2. Eu assino a “Revista Língua”. No início percebia muitos problemas de coerência, mas nos últimos meses há muitos erros gramaticais ou de editoração.

    Apesar de gostar da forma como abordam alguns assuntos, não vou renovar a assinatura. Até escrevi um texto para mandar para eles, mas acabei não mandando…

  3. Não sou revisora, não conheço muito bem a grama´tica normativa, mas acho que em títulos ou coisas assim deve-se escrever Por que. ex: Por que
    a Gramática é ensinada nas escolas.
    Eu escreveria assim…
    Cadê o Revisor ?

  4. Na verdade não é exatamente assim, Karenina. A escolha pelo “por que” ou “porque” é puramente gramatical, não escolhe local para ocorrer.
    É de fato raro que haja um “porque” no início do período (gramaticalmente é mesmo errado), mas em casos especialíssimos seria até possível.
    Pensando em um exemplo meio grotesco, poderíamos ter um título assim: “Porque hoje é o Dia do Revisor” (entenda-se “porque” = “pois”). Não é uma pergunta. Percebe que é possível?

  5. Depois de vários pulsos telefônicos, o autor se fez entender… ele fez um título que respondesse a uma pergunta comum dos professores (Por que escrever?) por isso o Porque junto no início do título.
    Eu, Helena, não gosto muito, mas o dono da idéia não sou eu!
    Por isso, fechamos em Porque junto, e a regra da Dileta Martins de SEMPRE se usar separado em início de título continua me dando cócegas!!!
    De qualquer forma, valeu pessoas!!!

  6. Chiii… acho que cometi esse erro numa comunidade do Orkut recentemente… e falando justamente em algo MAL ESCRITO! Que na verdade escrevi “mau escrito”…

  7. Pablo, então eu preciso saber qual a carga de significado do porque em cada frase…seria isso ?…snif, preciso de um revisor…

  8. Não é tão complicado quanto parece, Karenina. Você precisa somente entender o enunciado (e tenho certeza de que você o entende). Tente substituir por “pois”. Se funcionar, é “porque” junto.

    Grande abraço e obrigado pela presença constante aqui,

    Pablo.

  9. De volta de Viens/Austria, fazendo os meus ‘licões de casa de língua portuguesa’ eu li o “Mau Escrito” com muito prazer…..e gostei ainda mais da foto!!! Me leva à reflexão: Existem pé-scritos mau escritos??? 🙂
    Braços da abelha

  10. Uia!!! Que susto! Pensei que o erro do título do post tivesse sido teu, Pablo! =P
    (É claro que não pensei…)

  11. Kassab ele, resposta em 2016, ele já aprontou muito.

Deixe um comentário

