Pablo Vilela

Voce Quer um Cafézinho?

In Cadê o Revisor? on 29 de julho de 2007 at 1:24 am

Estive em São Paulo para o excelente I Encontro Nacional de Revisores.

Parada obrigatória no Museu da Língua, que continua lindo e muito visitado, para um cafezinho literário. A exposição de Lispector não é tão cuidadosa quanto a de Rosa, mas vale conhecer. De todo modo, isso me deu tempo para aproveitar as demais maravilhas da casa. Pela primeira vez assisti com calma aos vídeos da Grande Galeria, que passam pelas paredes da Estação da Luz.

Qual não foi minha surpresa ao ver erros inadmissíveis? Saquei de minha máquina na escuridão e flagrei, sem qualidade, um pedaço do texto que passava.

museu-1.jpgmuseu-2.jpg

Conferi a ficha técnica e encontrei diretor, narrador, produtor, roteirista, mas Cadê o Revisor?

  1. Eu sou um que precisa urgentemente de um revisor!

  2. Ah, que feio! Erro de português no Museu da Língua não dá!

    Um pio!

  3. Esse país não é sério, mesmo… A profissão de revisor é tão mal reconhecida que tive de abandoná-la. Depois, a gente se depara com esse tipo de coisa e dá uma raiva!

  4. Saiu na Época: alguns leitores de Harry Potter no Brasil,um grupo de crianças, faz a tradução do novo livro do Bruxinho (antes mesmo da tradutora brasileira da série) e divulga no Orkut. Resultado:”Desenove anos depois”
    Isso mesmo com “s”…
    Cadê o revisor ?
    A comunidade é: Máfia dos livros.
    Abraço

  5. Oi, Pablo! Na segunda foto dá pra perceber o acentinho. Mas na primeira eu não consegui entender o que está escrito.

  6. Repare no “você” sem acento, Leticia. 😉

  7. Nossa, Pablo, se fosse um escorpião… É que, não sei por que, talvez pelo borrado, me fixei na sintaxe.

  8. Esses dias, assistindo a tv aqui em casa, com uma amiga que também é das Letras, eis que aparece, pequeno, mas evidente, a seguinte promoção de uma loja que agora me foge o nome: “Calsa R$ 19,90”.

    Depois de alguns minutos boquiabertos, comentei que esse é o tipo de erro que eu nunca esperei encontrar na minha vida… Quem diria, ainda por cima, na televisão! Depois desse, qualquer coisa vai!

  9. Cara, hj uma amiga lembrou de mim (que também sou revisor) ao ler numa placa de revendedora de carros: […] sabádo […]. Ela disse que viu ao passar de ônibus, depois ligou pra revendedora e disse que estava errado. Huahauahaua. Cara, isso pra mim é exercer mais cidadania que buscar salvar o mundo, hauahauahua.

  10. Tem razão, Tony. Espero que tenham corrigido. Parece incrível, mas há quem não se importe e resolva deixar errado mesmo.

  11. […] on 10 Janeiro 2010 at 11:00 am A subtônica, outrora acentuada, há muito perdeu o acento. Até o Museu da Língua se confunde. Não se admite. […]

Deixe um comentário

