Pablo Vilela

Erro na Capa

In Dica do Mês on 5 de agosto de 2007 at 2:11 pm

A dica este mês é tomar cuidado com as capas. Não há nada pior do que você fazer uma revisão perfeita naquele livro, naquela revista, naquele fôlder, e logo na capa, no título, faltar uma letra, um acento. Está destruído seu trabalho, com requintes de crueldade. Durante semanas, meses, talvez anos, o erro será lembrado e servirá de exemplo para os mais impiedosos caçadores de erros grotescos.

Revise com redobrada atenção as capas, títulos e todos os textos de pequena extensão que apareçam em destaque. É neles que os erros se tornam mais visíveis.

  1. Ai, Pablo, e quando não é bem assim? E quando você prepara, ou faz uma prova posterior de um livro, dá seu sangue naquilo, e os textos de última hora (apD~endices, capas, orelhas, 4a capa) são feitos sabe lá Deus como?

    Já sofri isso: me encomendaram uma cronologia de última hora, eu virei noite, fiz tudo padronizadinho, bem escrito, pra não dar chabu, praticamente pronto para imprimir. Resultado: os não seu quantos mil exemplares saíram com resquícios de comentários alheios (bobos, por sinal). Mas meu nome estava ali, nos créditos. Fiquei morta de vergonha!

  2. eu caí nesse erro MESMO DEPOIS de ler esse texto. corrigi mil e quinhentas vezes a palavra no corpo do texto, e esqueci ela errada lá, no título, em letras garrafais.

    a orientadora apontou isso há duas horas, ainda estou em choque.. heheheh

  3. Já cometi esse erro em um relatório de um cliente chatíssimo. Como todo erro de revisor de agência de publicidade, o primeiro a ver foi o cliente. Mas aprendi a lição. Eu acho.
    Bjos

  4. As “dicas” são sempre providenciais…
    Até breve.

  5. E, por falar em capa, não se esqueça da lombada. No “Revising and Editing for Translators” de, Brian Mossop, um livro clássico para revisores de tradução, publicado pela St. Jermome, uma das principais editoras do setor, a lombada traz, erradamente, “Editiing” com “i” duplo

  6. Que horrível, Danilo. A última novidade do mundo editorial é o mais internacional de nossos escritores. Está aqui.

Deixe um comentário

