Pablo Vilela

Uso do Hífen

In Dica do Mês on 6 de janeiro de 2008 at 9:37 pm

O uso do hífen é uma das maiores complicações da língua portuguesa, já que apresenta vários pormenores. Nem o maior dos especialistas em gramática há de escapar de uma dúvida de vez em quando.

Há alguns anos, formulei uma tabela (com base em outra que recebi do Professor Filemon) que descreve o uso do hífen com os principais prefixos do português. Imprimi-a e ela me acompanha aonde quer que eu vá.

A tabela mostra a relação entre o prefixo e a primeira letra da palavra que ele acompanha.

hifen.jpg

Convém destacar que os prefixos de formação erudita, aqueles usados sobretudo na linguagem científica (bio, endo, macro, mini, tetra, etc.), devem ser usados sempre sem hífen.

Já os prefixos tônicos (pré, pró, pára, recém, pós, etc.) são sempre com hífen. Só tome cuidado para não os confundir com pre (preexistente), pro (proativo), para (parassimpático), pos (pospor).

A exceção da tabela fica por conta de extraordinário, que a rigor deveria ter hífen, mas sabemos que não o tem.

Na dúvida, o dicionário é seu melhor amigo.

Em 2009 os hifens mudaram. Agora a regra é assim.

Anúncios
  1. Essa tabela está devidamente colada na minha mesa de trabalho… e não só na minha, o pessoal aqui a-do-rou! 😀

    Beijo doce.

  2. Essa foi a “dica do mês” mais bacana que vi aqui. E a tabela já foi devidamente copiada para meus preciosos arquivos.

  3. Que bom que vocês gostaram, meninas. Espero que seja mesmo muito útil. Para mim é bastante. Já me salvou de muita enrascada quando não tinha um dicionário por perto.

  4. Fique livre para revisar meus textos! 🙂 Nunca vi essa palavra pospor. Feliz 2008! Beijus

  5. Adorei a tabela. Muito legal seu blog. Virei freguesa, e é culpa do Rick. 😉
    Beijo

  6. O Rick tem-me saído um excelente divulgador. Muito obrigado, Rick. E volte sempre, Palpi. Seja muito bem-vinda e obrigado pelo elogio.
    O verbo pospor, Luma, em sua forma adjetiva, é muito encontrado na explicação da ênclise, que é o pronome oblíquo posposto ao verbo. Um ótimo 2008 para você também.

  7. Tenho certa raiva do hífen. Tanto por ter quanto por não ter, porque essa série de regras não são normativas, são falta do que fazer! E me vingo lá em casa, colocando hífen onde bem entendo, hehe!

  8. […] O Pablo Vilela, editor de um blog que eu gosto muito — o Cadê o Revisor? –, fez uma tabela bem útil que abrange quase todos os usos possíveis do hífen. […]

  9. Então, quer dizer que autobiografia e autoconhecimento levam hífen.
    Que tabela maravilhosa.

  10. Não, Maria Inês, essas palavras não levam hífen. Auto só tem hífen antes de h, r, s e vogal.

  11. Minha dúvida está em saber se as palavras suprapatelar e infrapatelar usa o hífen ou não.

  12. Com as demais letras, Bruno (p, no seu caso), nunca use o hífen.

  13. ridiculo

  14. este tema não seria ótimo para a próxima revisão gramatical? parabéns pela sua tabela que realmente é muito útil para quem quer escrever bem e é uma pena termos um tema tão absurdo (ou ridículo, como se manifestou “miguel”) ainda nos incomodando na expressão escrita das idéias…

  15. Ridículo por quê, Miguel? Argumente, por favor.
    O problema, Leleca, é que o acordo ortográfico é muito mal-feito. As pessoas que propuseram as mudanças não entendem de língua portuguesa e não sabem o que estão fazendo. É uma pena.

  16. É preciso atualizar essa tabela, pois não serve mais.

  17. É verdade, Jorge, tem razão (apesar de ela servir até o fim de 2012). Estou viajando durante todo o mês de fevereiro. Quando voltar para casa, ela ficará atualizadinha.

  18. OK, Pablo. Que bom, pois farei uso dela. rsrsrs. Obrigado.

  19. Olá! Li em um lugar que o prefixo “co” é uma exceção na nova ortografia, pois mesmo quando seguido de “o”, não leva hífen (como em “cooperar”). Estou procurando a informação sobre se com o “re” não seria a mesma coisa (“reeleição” ou “re-eleição”?). Você poderia me dar essa ajuda? Obrigado.

  20. Opa! Acabo de achar a resposta, a partir do link para o resumo das normas do Caldas Aulete, que você colocou no post “Tradução Português/Português”. “Re” funciona mesmo como “co”, sem hífen mesmo quando o segundo elemento começa com a mesma vogal: “reeleger”, “reerguer”, “cooperar”, “cooptar” (AO9, exceção). Obrigado.

  21. Só fique de olho mais alguns meses nas regras de hífen, Robinson. Ainda há muita polêmica em torno delas.

  22. […] In Dica do Mês on 6 Março 2009 at 5:53 pm O hífen mudou. Nossa tão visitada tabela deverá cair em desuso. Para apaziguar os ânimos, temos uma nos moldes do […]

  23. Os hifens mudaram. Agora a regra é assim.

  24. não entendi nada dessa tabela

  25. Antonio, a tabela, que foi postada em janeiro de 2008, refere-se à antiga regra de hifenização, que você pode encontrar detalhada no Formulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Você já deve estar acostumado às novas regras, por isso não entendeu, mas tenho certeza de que entenderá com uma segunda leitura e um pouco de esforço.

  26. Dia a dia está no VOLP sem hífen como substantivo masculino, assim como não estão com hífen tão somente, mão de obra, à toa. Como fica o dia-a-dia do revisor?

  27. É, Telmo, eu sei. Tentei mudar aqui no blogue, mas o WordPress não permitiu. Eu teria de refazer todos os artigos já publicados nessa categoria. Ainda estou decidindo o que fazer.

  28. Muito grato pela tabela, Paulo. Pena que falta uma coluna “outras consoantes”. Por exemplo, pela tabela acima não é possível saber se o termo sub-cutâneo perdeu ou manteve o hífen, porque a letra após o prefixo sub- neste caso não é uma vogal e nem H, R, S ou B.

  29. Luciano, essa tabela não vale mais. Essa era a regra antiga. Em todo caso, com as demais consoantes, não havia hífen. Agora a regra mudou: o hífen ocorre quando a consoante (ou vogal) é dobrada, como você atesta aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: