Pablo Vilela

Outros Carnavais

In Cadê o Revisor? on 27 de fevereiro de 2008 at 1:58 am

Vai chegando ao fim o mês do carnaval. Ano passado, fiquei muito contente ao assistir à escola de coração de meu pai desfilando a língua portuguesa na Sapucaí. Fiquei admirado também ao ver uma grande escola de São Paulo perder pontos por erros de português.

Este ano eu iria só felicitar a campeã paulistana por levar para a avenida um samba que trata da educação, tema importantíssimo que deve mesmo ganhar maior apelo popular.

Não posso, no entanto, deixar de reparar em um pormenor. Os jurados, desta vez, não puniram a falta da vírgula bem no título do samba campeão: Acorda Brasil. Vocativo sem vírgula não pode. Pelo bem da língua e do evento, o critério dos jurados deveria se manter. E as escolas, com a experiência de outros carnavais, poderiam cuidar melhor de seu texto. Cadê o Revisor?

  1. Oi Pablo
    Aproveitando o assunto, comecei a ler o livro “Preconceito Lingüístico” (Marcos Bagno). Você já leu? Gostaria de saber sua opinião sobre o livro.
    Obrigada, bjs e bom finzinho de semana…

  2. Que ótimo.

  3. Tô precisando de um revisor…rs. Pablo, tenho até medo quando você chega perto do meu bloguxo! 🙂 Beijus

  4. Patience, fui aluno do autor do livro. Concordo que o preconceito deve ser combatido em todos os âmbitos. Até aí, tudo o que se refere à Sociolingüística é louvável e digno até de Prêmio Nobel. O problema é o mau uso que se faz da teoria como desculpa para ninguém precisar conhecer bem as normas da língua. A melhor forma de se combater o preconceito é fazer que todos tenham acesso ao conhecimento.
    Relaxe, Luma, você escreve muito bem. E todos nós que escrevemos precisamos de um revisor, mesmo os revisores.

Deixe um comentário

