Pablo Vilela

Serviço de Revisão

In Hora da Leitura on 20 de março de 2008 at 9:15 pm

servico-de-revisao-de-provas.jpgA primeira publicação brasileira que trata especificamente de revisão e merece a alcunha de livro é O serviço de revisão de provas tipográficas, de Francisco Wlasek Filho. A obra, de 1965, é uma separata de artigos publicados na Revista do Servidor Público em 1964.

Não tem mais que uma dúzia de páginas, em que explica o que é a revisão, fala como deve ser o ambiente de trabalho do revisor, mostra fotos de salas de revisão dos anos 60, apresenta uma tabela de códigos de revisão (a mesma que hoje se tem por base) e demonstra o uso desses códigos.

Essa obra foi, enfim, referência para o (pouco) que já se escreveu sobre revisão de textos no Brasil.

Há um serviço na esfera das artes gráficas – o de revisão de provas – que, justamente por sua natureza meticulosa e ingrata, deve merecer a maior consideração dos dirigentes de qualquer empresa que tenha por finalidade a exploração daquele ramo da indústria.

Francisco Wlasek Filho

Anúncios
  1. Pablo, tu tens essa raridade? existe alguma possibilidade de conseguir uma cópia? Estou iniciando um estudo (monografia) sobre o processo de revisão de textos e seria muito interessante poder dar uma olhada num material como esse. Até mais.
    Obrigada.

  2. Sim, tenho, Fernanda. Está velhinha, mas inteira. Podemos conversar a respeito de tirar uma cópia, já que está esgotada e indisponível há anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: