Pablo Vilela

Por Onde Recomeçar

In Dia a Dia do Revisor on 19 de junho de 2008 at 3:21 am

E se demorei a notar que a revisão era meu caminho? Estudei por toda uma vida. Terminei a graduação. Tive alguns empregos. Só hoje descobri a revisão.

Olho à minha volta e nada vejo. Não li. Não fiz cursos. Não estagiei. Não tenho experiência. Sequer tenho contatos na área.

Acalme-se. Que área? Toda área precisa de revisão. Todo texto deve ser revisado. Você decerto conhece quem escreva. Se verifica um produtor de texto, reconheça seu cliente potencial. Leia. Estude. Trabalhe. Experiência só se adquire trabalhando. Se esperou até hoje, por que esperar até o próximo artigo?

  1. E na verdade, não existe somente um caminho, e é até agradável pensar que a qualquer momento podemos mudar o rumo, pegar um atalho, e, porque não, voltar?
    O bom de ser humano é que se escolhe o próprio destino, não como bois de abatedouro, que têm final certo. A vida é uma grande surpresa, se deixarmos ser surpreendidos.

  2. Foi assim comigo… e hoje tenho a certeza que foi uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida.

    Beijos.

  3. E é tão bom ver, nas mãos de milhares de pessoas, os materiais que passaram pelos seus olhos atentos!
    Bjns

  4. Comecei a fazer revisões “por acaso” na faculdade. O tempo passou e cinco anos depois vi que minha experiência como Revisora era maior que a de Professora. Amo muito o que faço e não sei se voltarei a lecionar. Com certeza, ser Revisora não foi a minha primeira escolha profissional, mas, sem dúvida, a mais acertada.
    Beijos a todos e ótimo final de semana 🙂

  5. Diante do nariz! Ótimo! 😀

  6. Desde o início da faculdade não me via lecionando… Muitas vezes me angustiava sem saber o que faria depois que terminsasse o curso. Pensei na alternativa de enveredar pelos caminhos da revisão, mas até então era tudo muito obscuro… tudo muito distante. Então, numa dessas surpresas que a vida nos proporciona, fui escolhida para iniciar um projeto de revisão na faculdade, que além de dar muito certo me abriu muitas oportunidades. Hoje, sou revisora, amo o que eu faço, e estou bem realizada profissionalmente.
    Às vezes, porém, sinto a necessidade de “recomeçar”, não em outra profissão, mas na própria revisão, buscando outros mercados, outros textos, outros desafios, outras experiências.
    Bom fim de semana a todos.
    Bjns

  7. Pablo, fico aqui matutando na sua afirmação… “Toda área precisa de revisão. Todo texto deve ser revisado.”, diante da indagação de alguém que não sabe por onde começar. Às vezes tenho vontade de dar início a uma grande campanha do tipo “Tire seus escritos da gaveta”… “Não esconda a sua luz…” Existem pessoas que escrevem muito… e por timidez, por falta de oportunidade, ou de incentivo, deixam de publicar. Morrem e a sua produção se perde, levando oportunidades de auto-realização e também oportunidades de trabalho para nós revisores, não é mesmo? Conheço pessoas que levam muito jeito para escrever e, quase que egoisticamente, não se decidem. Qualquer hora dessas vou reunir um psicólogo, um escritor e um marqueteiro e bolar uma estratégia para desenterrar esse tipo de coisa…

  8. É verdade, Sweet T, é sempre bom recomeçar.
    Patience, você tem razão. É uma sensação muito gostosa.
    Que bom que vocês encontraram o caminho de vocês. Nem todos têm essa oportunidade e poucos conseguem aproveitá-la.
    Faça isso, Aristides. Descobrirá excelentes talentos! 🙂

Deixe um comentário

