Pablo Vilela

Autor Revisor

In Outras Revisões on 22 de junho de 2008 at 3:36 am

Costumeiramente, experimentados na profissão, somos inocentes ao presumir que podemos revisar nosso próprio texto.

Autor Revisor

Adriano da Gama Kury

Advirta-se que quase nunca o autor é o revisor mais indicado, porquanto, ao ler o seu texto, acompanha mais o seu próprio pensamento do que as letras impressas na prova, deixando escapar erros tipográficos – gralhas e pastéis – que, uma vez impressos, podem comprometer irremediavelmente a fidelidade do texto.

  1. Não tenho pretensão alguma com o que escrevo. Não daria. Se começasse a me preocupar com isso não escreveria sequer uma linha.

    Desligo da revisão também quando não estou trabalhando. Não fico me vigiando (nem nos erros que sei, quanto mais nos que não sinto que cometo), muito menos aos meus interlocutores. Seria uma empáfia sem limites.

    Como é mesmo aquela frase da Cacilda? “Não me peçam de graça a única coisa que me sustenta”, algo assim.

  2. Realmente, quando escrevemos devemos passar a revisão a outrem. Assim, o risco de “comermos mosca” e passar por cima de erros fica menor.

  3. Você está certa, Leticia. Já me aconteceu algumas vezes de as pessoas ficarem tímidas para falar comigo na internet, achando que vou sair revisando tudo. Dou a mesma justificativa que você: não reviso de graça. 😆
    Pois é, Lino, e para o revisor fica especialmente feio um texto seu com erros.

  4. E quantas vezes já não salvaram a revisora aqui? É ingenuidade e pretensão demais pensar que o que produzimos está sob nosso controle. Ao escrever, eu me vigio, sim; mas chega um momento em que a percepção me trai. E, como geralmente escrevo para me divertir, o jeito é relaxar.

    Além do mais, é constrangedor quando alguém chega e diz que tem medo de falar ou escrever alguma coisa errada na minha presença. Todo mundo tem tanto a aprender, inclusive os revisores, que aprendem e reaprendem; nunca termina…

  5. E duas cabeças pensam melhor do que uma…

Deixe um comentário

