Pablo Vilela

Inimigos

In Outras Revisões on 13 de julho de 2008 at 3:48 pm

No caso dos homens, eu acrescentaria à lista o provedor de internet e a operadora telefônica, que nos deixam deliberadamente sem a possibilidade de publicar. Pela ausência me desculpo.

Inimigos

Paul Valéry

Os livros têm os mesmos inimigos que os homens: o fogo, a umidade, os animais, o tempo e o próprio conteúdo.

  1. Touché!

    Só porque as coisas são importantes apenas por serem elas mesmas.

    *Eu fui procurar no Google por outro texto do livro do Galeano, um que me lembrou você.
    As palavras-chave que eu usei foram:

    uva vino galeano

    Sabe qual foi a primeira ocorrência?

    Achei bonito.

  2. Os inimigos podem se tornar os grandes amigos… Basta saber usá-los. O fogo aquece, a umidade traz leveza, os animais mostram um outro ponto-de-vista, o tempo é o grande aliado da vida e o próprio conteúdo é a grandeza de qualquer pessoa. Porque não há livros, nem pessoas, que existam com suas páginas em branco. A diferença é que há pessoas que são livros raros e suas páginas são lidas apenas pelos poucos privilegiados que não desistem logo na primeira página… A grande graça está guardada para quem, mesmo com tudo, lê o livro até o fim.

    Beijos com carinho além da conta.

  3. Acho que no fim esses inimigos todos nos fortalecem.É como se no fundo,existissem para este fim.Abraço grande!

  4. Os livros publicados em língua portuguesa têm também os acordistas.

  5. “…e o próprio conteúdo”. E os acontecimentos me entediam. Bom isso, não é? Um beijo.

  6. Esse texto do Galeano é lindo mesmo, Loli.
    Você tem razão, Cássia. Só não há utilidade para o provedor de internet.
    Como diria Nietzsche (ou seja lá quem disse isso), o que não mata fortalece.
    Faz sentido, Fabiana. Nem me fale deles! 😦
    O conteúdo pode ser o pior dos inimigos, Marie, ou o melhor dos amigos. 🙂

Deixe um comentário

