Pablo Vilela

Concorrência

In Dia a Dia do Revisor on 16 de julho de 2008 at 12:35 am

No mundo capitalista, a concorrência é implacável em todas as profissões. Errado. Em revisão de textos não existe concorrência.

Claro que, para aquela vaga, alguém oferecerá melhor condição que a sua (preço baixo, entrega rápida, melhor currículo) e você não revisará. Questão de física: dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo. Existem, porém, os demais espaços a ocupar.

Questão matemática: quantos você conhece que escrevem ou publicam? Vale livro, artigo de periódico, documento, carta comercial, monografia, panfleto de festa. E quantos revisores você conhece?

Mas quem escreve acha que não precisa de revisor. Você não quer que eu vá lá dizer que eles precisam de você, quer?

  1. Perfeito, Pablo, perfeito!

    Aqui no meu mocó venho fazendo uma eterna depuração: faz tempo não aceito trabalho de editora amadora, não pego textos de quem não sabe pra que serve revisão e me livrei dos muquiranas.

    Pode parecer até empáfia, mas não é: não pego tese, não pego revista que se monta por causa de anúncio, não pego editora que chupa trabalho alheio.

    Tese, porque geralmente quem encomenda não entende de revisão e sempre acha seu preço elevado.

    Revista amadora, não precisa explicar (fora o que disse outro dia aqui: não me encaixo no ritmo de revista).

    E editora que tunga trabalho alheio, por questão ética e prática: se roubou a tradução alheia (ou, no caso de jurídicas, por exemplo, roubou comentários de legislação de outra editora) é porque não presta. Se ela agiu mal antes, por que motivo seria correta justamente comigo?

    E é o que você diz: qualquer um publica. Antes eu ficava com pena do desperdício de papel. Hoje, bluff, dou um belo parabéns, e quero distância.

    Uma ressalvinha: acho que não existe preço baixo em revisão. Existe uma faixa de decência. Abaixo dela é ilusão de quem “faz” o serviço e de quem o contrata.

  2. Você faz muitíssimo bem, Leticia. Com o tempo e a experiência, temos de ir selecionando os melhores clientes. Faz parte do processo ter maus clientes no início da carreira, mas vamos aprendendo e tendo a possibilidade de selecionar.

  3. E recusar quando não precisa é fácil. O chato é recusar quando se está precisando da grana. Eu já fiz isso. Fiquei na pindaíba mas não fiz. Não pagava a pena, em todos os sentidos.

  4. É o melhor que você faz, Leticia. A gente recusa um mau cliente e vêm dois bons.

Deixe um comentário

