Pablo Vilela

Primeiro Livro

In Outras Revisões on 1 de agosto de 2008 at 10:20 am

Esta citação vem do Luz de Luma, que recentemente publicou uma lista de seus cinqüenta livros favoritos.

Primeiro livro

Carlos Ruiz Zafón

Poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que realmente abre caminho até ao seu coração. Aquelas primeiras imagens, o eco dessas palavras que julgamos ter deixado para trás, acompanham-nos toda a vida e esculpem um palácio na nossa memória ao qual, mais tarde ou mais cedo – não importa quantos livros leiamos, quantos mundos descubramos, tudo quanto aprendamos ou esqueçamos –, vamos regressar.

  1. “Cada lado tem seu lado
    Eu posso viver ao lado
    Do seu lado que era meu”

    (…)

    Eu nem reviso, porque é assim que eu decorei em 1991. Foi o primeiro que me deixou com nó na garganta; desde então a coisa piorou, choro até em comercial de margarina.

    =P

    Beijo e bom fim de semana.

  2. “Todo lado tem seu lado…” Está no livro do Menino Maluquinho, o primeiro livro que li, em 1987, quando ele fala sobre a separação dos pais. Eu decorei o livro inteiro, de tantas vezes que li e reli.

    Beijos.

  3. Outra citação de Zafón:

    “Nós existimos enquanto alguém se lembra de nós.”

    Ele é certeiro em suas frases e nos livros também! Eu indico a leitura de “Sombra do Vento”, se é que já não leu. É o tipo de livro que; se a pessoa odiasse ler, este livro conceder-lhe-ia uma boa e agradável descoberta dos livros.

  4. Que emoção – Zorba, o grego, de Kazantzakis – fiquei com o livro durante um ano. Não queria devolver. Tinha 17 anos. Vivia cada linha, cada emoção, como aquela menina do conto da Clarice Lispector – Felicidade Clandestina – era física a sensação e ouvia Zorba cantar, e sentia os perfumes daquela ilha…
    Faz tempo e ainda sinto.
    []s, Elaine – professora e com vontade de mais…

  5. Não me lembrava dessa citação do Maluquinho. Confesso que meu preferido do Ziraldo era o Joelho Juvenal.
    Esse é meu lema, também, Luma. Por isso penso que temos de deixar sempre bons exemplos.
    Deve ter sido uma experiência maravilhosa, Elaine. É tão bom quando o livro consegue nos levar para dentro dele!

Deixe um comentário

