Pablo Vilela

Diagramação

In Dia a Dia do Revisor on 7 de agosto de 2008 at 1:15 am

Para ser revisor você não tem de entender de diagramação (ou arte-final, editoração, formatação, ou como queira). Nem precisa conhecer os programas e ferramentas usados pelo seu colega diagramador.

Apesar de não ser obrigado, no entanto, é muito conveniente que você conheça bem as atribuições do seu principal parceiro de trabalho. Você não saberá tudo das funções dele (provavelmente saberá pouquíssimo), mas tudo o que aprender será de grande valia para a revisão.

Além de facilitar a sua vida e a dele, você conhecerá uma área tão admirável quanto a revisão.

  1. Eu sou tipo sua musa inspiradora.

    Vou cobrar adicional, isso também não é minha função.

  2. Nem vem, Loli! Eu postei antes de você me contar seus dramas. 😆

  3. Diagramador, eu acho assim:

    Se ele é um diagramador de fato, a vida do revisor fica cor-de-rosa.

    Se apenas aprendeu a mexer em um software, haja paciência.

  4. Se o revisor souber um tiquinho que for de diagramação ou pelo se interessar pelo serviço eu adoro explicar e ajudar no que for possível…

  5. Pois é, foi uma mão na roda saber utilizar programas de diagramação e de desenho quando trabalhei num departamento editorial de pequeno porte e podem fazer a diferença num processo seletivo para assistente editorial do qual estou participando.

    Boa dica, Pablo!

  6. A Raquel bem disse outro dia, Leticia: esse que apenas aprendeu a usar um software “não é um diagramador, é só um operador de programa”.
    É bom demais quando temos essa oportunidade, Raquel. Tive o privilégio de trabalhar ao lado de excelentes diagramadores. Isso fez e faz muita diferença no meu trabalho.
    Boa sorte no processo seletivo, Fernando. Esses conhecimentos farão diferença sobretudo na sua carreira profissional.

Deixe um comentário

