Pablo Vilela

Superoferta

In Dia a Dia do Revisor on 28 de agosto de 2008 at 12:27 am

Grata surpresa. Era uma propaganda de loja de departamento na tevê, daquelas escandalosas, cheias de promoções e splashes. O título: Superoferta. Assim mesmo, tudo junto, perfeitamente correto, como quase não se vê. Super jamais deve aparecer separado. Teria acento, se assim o fosse.

No fim do comercial, o número da teleentrega, assim mesmo, com dois e, exatamente como manda o figurino. Parece que descobriram Cadê o Revisor. Gratas surpresas.

Anúncios
  1. Hummm… Sei lá, Pablo. Posso quase assegurar que foi sem querer…

  2. Será, Leticia? Ah, deixe-me viver essa ilusão. 😆

  3. Vai ver o criador do anúncio estava drogado (he, he, he…)

  4. Vai ver o criador quis subliminarmente colocar o certo na mente de que viu… quem sabe não vira moda?! Eu sou tão ruim de gramática que provavelmente não ia perceber!

  5. Ainda acho que o revisor da agência que fez o filme bateu o pé para sair desse jeito.

  6. Quando o erro salta aos olhos foi desleixo, não pensaram na revisão. Quando o texto está correto foi um lapso, não pensaram na revisão. No fim das contas o revisor continua sendo aquele que não aparece e, com isso, acham que ele não existe.

    Beijos.

  7. Menino, vou ter que freqüentar muito isso aqui! Obrigada por prestigiar os Bichinhos – e perdoe pelos erros grosseiros de escrita por lá! quando eu tiver grana vou ter um revisor só pra mim…
    Abraços!

  8. Aos poucos vamos conquistando nosso espaço, Cássia. Os revisores ainda hão de ser prestigiados. 🙂
    Não sei de que erros você está falando, Clara. Os Bichinhos falam muito bem. Será uma honra receber a visita da mãe deles aqui. 😀

  9. A minha opinião é a mesma do Pablo, os revisores são uma classe ascendente, esta é a minha opinião.

  10. E tendem a ser cada vez mais, Ricardo. 😀

  11. Sinto dizer, mas “tele-entrega” deve ser escrito separado com hífen, conforme o novo Acordo Ortográfico. Veja o diz o Acordo: BASE XVI
    DO HÍFEN NAS FORMAÇÕES POR PREFIXAÇÃO, RECOMPOSIÇÃO E SUFIXAÇÃO
    1º)
    b) Nas formações em que o prefixo ou pseudoprefixo termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento: anti-ibérico, contra-almirante, infra-axilar, supra-auricular; arqui-irmandade, auto-observação, eletro-ótica, micro-onda, semi-interno.
    Obs.: Nas formações com o prefixo co-, este aglutina-se em geral com o segundo elemento mesmo quando iniciado por o: coobrigação, coocupante, coordenar, cooperação, cooperar, etc.

  12. consultei um blog; revisão pra quê?” e encontrei:
    ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
    ABL RESPONDE

    Resposta : Baseando-nos na regra da Base XVI do novo Acordo “Do hífen nas formações por prefixação, recomposição e sufixação letra A- Nas formações com prefixos 1º Emprega-se o hífen:

    a) quando o 1º elemento termina por vogal igual à que inicia o 2º elemento: anti-inflamatório, arqui-inteligente, auto-observação, etc.”, infere-se garfar-se tele-entrega, já que não há registro, ainda, de tal palavra no Volp.

    Não descartando a possibilidade da grafia telentrega (teríamos de consultar a equipe de Lexicografia responsável pela elaboração do Volp), já que o Volp registra teleducação e teleducando.
    Moral da história – 1:

    As duas formas estão corretas, até que se prove o contrário.

  13. De fato, Carlos. Você tem razão. Este tópico é de 2008, época anterior ao Acordo Ortográfico. Pela nova regra, tele-entrega tem hífen.

  14. Não entendi o que foi dito no texto acima: “Super jamais deve aparecer separado. Teria acento, se assim o fosse”.
    Como assim?
    E não e não é “teleentrega”, mas sim tele-entrega.

  15. Como você pode perceber, Julieta, o texto é de 28 de agosto de 2008. Em 28 de agosto de 2008, teleentrega escrevia-se junto. Até hoje superoferta escreve-se junto. Se fosse separado, seria súper oferta, já que paroxítonas terminadas em r têm acento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: