Pablo Vilela

Adote um Trema

In Outras Revisões on 16 de novembro de 2008 at 12:37 am

Talvez o fim do trema seja a mais polêmica mudança do novo acordo. Ele, que parecia rejeitado e inofensivo, agora mostra seu grande apelo popular. Mas o trema promete lutar até o fim pela sobrevivência.

Adote um Trema

Eduardo Trindade

O Trema está se oferecendo para, a partir do próximo ano, assumir uma vaga de Dois-Pontos. E ele conta conosco. Vejam, ele se dispõe a sair da horizontal e passar os dias na vertical. Ele pede a nossa ajuda. Em primeiro de janeiro, adotem um Trema: não deixem de colocar Dois-Pontos em seus escritos.

  1. Risos. Eu gosto do trema! Acho esquisito falar “linguiça”, “equino”… Mas, na boa, se a gente continuar usando não será considerado um erro agora? Rapaz, realmente a eleição do Obama mudou todo o contexto mundial, até o pobre do trema foi atingido.

  2. Diérese

    Diante dos ápices
    Sempre haverá quem trema

  3. Errado mesmo só em 2012, Wagner. Até lá, ambas as grafias estarão corretas; mas, provavelmente, a partir do ano que vem, começará o preconceito com quem usa a atual grafia.
    Lindo, Carol (a outra Carol não é você?). Adorei!

  4. Na verdade, ninguém vai falar ‘linguiça’; o acordo não prevê alteração alguma na fala…

  5. Você tem toda razão, Jakeline, mas que vai dar uma vontade incontrolável de falar assim, ah, vai!

  6. Pablo, então eu poderei começar a usar só em 2012? Olha que estou bem tentada a fazer isso, ou seja, adiar o máximo que puder… Afinal não estou me conformando em arrancar os circunflexos dos PÊLOS dos meus animaizinhos de estimação. Estou sofrendo muito com isso… mas acho que a partir de janeiro já preciso adotar… o que você acha?

  7. Depende, Elisia. Se você é revisora ou de alguma forma trabalha com o texto alheio, vai ter de se adaptar à vontade do seu cliente. Para os seus próprios textos, pode escolher; mas, escolhendo manter a grafia atual, provavelmente vai ter de suportar o preconceito dos “moderninhos”.

  8. Obrigada, Pablo
    Acho melhor já ir me adaptando mesmo. Aceitar a ideia… (sem acento, já que assim tem de ser…)
    Valeu!

  9. Até segunda ordem, Elisia, é o jeito. Não temos outra opção.

  10. Poxa, sinto-me acolhida aqui. Estou muito sentida com o fim do trema em nossa língua.

  11. Então sinta-se inteiramente à vontade aqui e volte sempre, Ana Paula. 🙂

Deixe um comentário

