Pablo Vilela

Está Valendo

In Dica do Mês on 4 de janeiro de 2009 at 11:30 pm

Já está valendo, não está? Contra toda a nossa torcida, ele chegou e parece que vai ficar. Agora torçamos para que os estragos sejam menos devastadores do que esperamos.

Em vez de uma dica, então, uma reunião delas em um teste divertido e instrutivo sobre o novo famigerado acordo ortográfico (que continuo grafando em minúscula por não merecer mais que isso).

A indicação do teste é do amigo Olavo, da comunidade Revisores, fonoaudiólogo dos mais competentes e grande apreciador da língua portuguesa.

Divirta-se e aprenda.

Anúncios
  1. “Divirta-se e aprenda” foi dose. Não, não é uma crítica à sua frase, é uma crítica à situação. O jeito é aprender outra vez mesmo, ou reaprender tudo o que estava coerentemente assimilado.

    Desculpem-me os afoitos, mas só vou levar isso tudo a sério a partir do momento em que o Volp e os dicionários (grandes e eletrônicos) estiverem prontos e publicados. Se é para usar, prefiro que seja do modo menos incoerente possível e com menos lacunas, como há em alguns casos relacionados ao hífen.

    P.S.: meu voto já está oficialmente registrado na enquete. beijo pra você!

  2. É triste, é estranho, é maluco esse acordo…minhas revisões já precisam ser adaptadas ao novo, conforme decidido, mas não tenho vontade de fazê-lo…(isso não é resistência à mudança, simplesmente não tem porquê, como tantas coisas que se aprendia ao longo dos anos escolares e ninguém sabia explicar um motivo que realmente fizesse a diferença). A bagunça é geral, e o difícil é perceber que aquela palavra até então revisada,alterada por estar incorreta, agora pode estar certa, ou então, pode passar despercebida, por ser mera troca: certo x errado.

  3. É estranho mesmo, Laís e Milena. Meu maior cliente disse que só adotará o acordo em março, provavelmente para tentar curar a ressaca do Carnaval com uma dor de cabeça ainda maior.

  4. Que bom ter esse pequeno tempo para adaptação. Começar neste mês só está comprovando a inutulidade do acordo!!! O que está sendo apenas adiado no seu caso, Pablo, é claro.
    Aproveito para compartilhar o link para um artigo que li ontem, do Flávio Tavares, e gostei muito:
    http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2364062.xml&template=3898.dwt&edition=11473&section=1012

  5. O texto é mesmo excelente, Milena. Vou postar um trechinho. Muito obrigado.

  6. Não tem de quê, Pablo. As trocas de textos, informações e até mesmo as lamentações que este blogue nos possibilita expressar são maravilhosas!!!

  7. Até mesmo lamentar é necessário às vezes. Que bom que sente isso, Milena. Muito obrigado. 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: