Pablo Vilela

Consultório Ortográfico

In Outras Revisões on 15 de fevereiro de 2009 at 4:58 pm

Descoberto o autor da charge, agora o artigo está completo. Nosso duplo agradecimento à Magda.

Consultório ortográfico

Marlon Tenório

3177213790_829a0fa4f6

Anúncios
  1. Olá, Pablo!

    O autor da charge é o Marlon Tenório. Ó o blog dele:

    http://www.marlontenorio.com

    (Morri de pena da linguicinha suando, tadinha 😦

    Beijocas.

  2. Foi boa! 😀 Viva-voz, a função do aparelho telefônico, tem hífen?! Obrigado!

  3. Muita pena do cinquenta (arg)!

  4. brilhante!

  5. Wagner, agora tudo o que se refere a hífen em compostos é uma incógnita, até que a Academia tenha a boa vontade de publicar o Volp. Por enquanto, use com hífen.
    Dá pena mesmo. 😆

  6. A charge é ótima, Pablo!

    Quanto ao hífen, concordo com você!
    =]

  7. olá amigo preciso de uma charge sobre o hifen para um trabalho,dia 18/05/09 na faculdade estudo letras na unipinhal abçsss.

  8. Mas você precisa criar uma charge ou levar alguma já existente, Rdrigo?

  9. Lendo sobre a doença da ministra Dilma, fiquei curioso sobre a expressão “linfoma não-Hodgkin”, que tinha hífen antes do acordo ortográfico.

    O manualzinho do Bechara diz que “não se emprega o hífen com as palavras não e quase com função prefixal: não agressão” etc. No Volp há vários exemplos sem hífen, mas não o nome do linfoma.

    Para complicar, a revista Veja publicou com hífen na edição 2.111 e sem na seguinte.

  10. João, é isso mesmo que prevê o Volp, mas tanto o texto do acordo quanto o Volp são muito evasivos e dão espaço para exceções. Desse modo, fica ao gosto do freguês.

  11. Bah, foi exatamente sobre o assunto questionado pelo João que pedi socorro no post: E Obrigatório, na semana passada, na esperança que alguém o respondesse. Agora já encontrei a nota explicativa da Academia, que cita os critéios utilizados para algumas decisões que não constam no acordo.
    Aliás, uma sugestão Pablo: poderias disponibilizar um tipo de fórum aqui no blog, onde os visitantes colocassem suas dúvidas, perguntas e respotas. Seria algo a mais, que não exigiria correções tuas, etc…apenas um local para compartilhar esses anseios que muitas vezes nos pegam de surpresa e solitários.

  12. É uma ideia interessante, Milena. Mas será que não é melhor tirar essas dúvidas na comunidade Revisores? Lá há muito mais gente para responder (e o moderador é o mesmo daqui).

  13. Pois é, aí é que está o problema: geralmente as tais dúvidas aparecem durante o trabalho…e no blog ficaria mais fácil para acessar…mas são apenas sugestões…

  14. Às vezes me esqueço de que muitos não podem acessar essas ferramentas (tão úteis!) no trabalho. São os justos pagando pelos pecadores. Tentarei pensar em uma solução.

  15. Verdade, Pablo! Para os revisores muitas ferramentas seriam aliadas! Mas até convencer todo o restante sobre isso…Legal, se tiveres uma solução, creio que muitos outros também agradecerão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: