Pablo Vilela

Por que Estudar Latim?

In Outras Revisões on 30 de maio de 2009 at 9:20 pm

Em óbvio momento de insanidade, acabaram com o latim nas escolas. Hoje sofremos com a crescente ignorância sobre nossa própria língua.

Por que estudar latim?
Charlotte Higgins

Qualquer outro idioma – e não apenas espanhol, italiano, português, mas alemão, russo, árabe – torna-se mais fácil para uma criança com uma fundamentação em latim. Um aluno pode usar o latim para agarrar os ossos e nervos de qualquer idioma.

Anúncios
  1. Muito bem dito Revisor…assino embaixo…Abraços .

  2. Ainda bem que falou nisso, Pablo! A citação é magnífica. É uma falha, um abandono triste, o do latim. Só os ingleses lhe dão valor. De repente é como se falássemos uma língua sem origem, de geração espontânea. Sem esqueleto, justamente!
    Abraço
    Helena

  3. O latim e o grego são excelentes no aprendizado de línguas. Pena que as escolas não mais adotam esses ensinamentos atualmente =( Muito bem lembrado, Pablo ^^

  4. Assinamos, Lia. A Charlotte foi fundo.
    É possível que muita gente boa nem reconheça mais as origens de nosso português, Helena.
    Meu trauma (tardio) de infância foi não estudar essas línguas na escola, Debby.

  5. A gente se lasca por causa disso, não, Pablo? Tenho até planos de, qualquer noite fria dessas, dar uma lida no PDF de um livro de latim básico, bem basicão, que tenho aqui. Quem sabe depois dele tenha condições de estudar melhor os dois manuais de latim que comprei num sebo, e entender melhor os brocardos jurídicos e não jurídicos?

  6. O único contato direto que tive com latim foi na faculdade. Mas veja só, tive somente um semestre! O que, na prática, se resumiu há uns três ou quatro meses de aula, uma vez por semana. Tive um professor maravilhoso, apaixonado pela matéria, mas que, infelizmente, ensinava numa instituição que não lhe dava espaço. O jeito é estudar por conta própria e tirar dúvidas com colegas que saibam mais que nós.

  7. Só desconsidere esse meu “há”, por favor. Comentar post dos outros com sono dá nisso.

  8. Faz muito bem, Leticia. Estou voltando a tomar um leve contato com o latim.
    Você não se arrependerá, Laís. Estudar latim é sempre uma experiência muito construtiva.

  9. Estudei latim, por um ano, em minha graduação. Cheguei a fazer traduções de trechos das Catilinárias, de Cícero, e tornei-me, inclusive, monitor da disciplina. Minha experiência com o estudo do português e do latim, assim como minha percepção da educação moderna, levam-me a desacreditar a tese de que a suposta ignorância em relação ao idioma, que se quer uma marca contemporânea, deva-se ao abandono do estudo do latim (sempre achei esta visão bastante sectarista). Os problemas no aprendizado do português, segundo avalio, devem-se a dois fatores: a massificação da educação (mas esse é um preço que temos que pagar) e ao viés pedagógico inadequado. A verdade é que o contato que o aluno tem com o idioma é mediado por uma tradição gramatical excessivamente analítica. Ou seja, o aluno ‘aprende’ a analisar enunciados artificiais e fora de contexto, e pouco lhes estimulam para a produção textual. O abandono do latim é uma demanda de nossos tempos, penso que a inclusão de disciplinas da área de tecnologia e informática é, atualmente, muito mais necessária do que a retomada do estudo do latim, na educação básica.

  10. Alex, a exclusão do latim é mais um dos problemas do ensino do português. É impossível conhecer de fato a língua sem entender sua estrutura profunda e o latim tem muito a ajudar nesse processo. Tudo aquilo que foi demagogicamente eliminado, como os incansáveis ditados e os testes de conjugação de verbos, também faz muita falta.
    Além do mais, não é necessário incluir a informática no currículo dos alunos. Eles aprendem informática muito antes de seus professores e muito mais rápido. Sobre isso, recomendo a palestra de Luli Radfahrer que está no Lendo.org.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: