Pablo Vilela

Errata Imortal

In Dica do Mês on 15 de julho de 2009 at 11:37 am

O Vocabulário Ortográfico virtual continua indisponível. A Academia ainda desenvolve um nova versão do Volp.

Para apaziguar os ânimos, liberou uma grande errata da quinta edição, que prefere denominar correções e aditamentos, com a tola vergonha de confessar eu errei.

O ideal é imprimi-la e anexá-la a seu livro. Por via das dúvidas, evite colar.

  1. Todos os dias, quando vou conferir o site da academia, fico duplamente frustrada: pela indisponibilidade e pelo erro; como essa “um nova versão do Volp” me incomoda! Aliás, a cada dia ficamos mais carentes de ferramentas online para trabalhar. Recentemente descobri que o dicionário Houaiss não está mais disponível no conteúdo do UOL. Os que não têm condições de consultar um dicionário impresso ou não podem instalar o software no computador da empresa em que trabalham perdem uma das poucas fontes confiáveis de referência que há na internet. Lamentável…

  2. Eu também descobri isso ontem, Laís. Uma colega alertou-me para o problema, provavelmente devido à publicação do novo Houaiss. O objetivo? Aumentar as vendas, certamente. O mesmo artifício sujo usado pela ABL. Lamentável.

  3. Pablo, obrigadíssima, MESMO! Já peguei o link e repassei para meu círculo. Agora fou ver o que faço: se imprimo e vou lá a cada consulta ou me dou o trabalho de emendar direto, na unha.

  4. No caso das emendas, Leticia, tudo bem. O problema são os acréscimos. Se o fizer, faça-o a lápis. Vai que resolvem mudar de novo…

  5. No lápis, sempre! Nunca se sabe…

  6. Pois é, vi a errata na semana que passou. A ainda tacharam os “equívocos” como “erros de revisão”. Não há quem culpar? Culpe a nossa classe, ué!

    Pablo, coloquei Cadê o revisor na minha lista de linques do Pátio Vazio.

    Abraço!

  7. É o que temos, Denise. 😦
    Eles têm adotado a prática antiética de culpar e desmerecer seus revisores, Fernando. Você também está na nossa lista. Obrigado. 🙂

  8. Só para registrar, caso interesse a mais algum visitante do blogue: o UOL mudou de ideia e, tão silenciosamente quanto se foi, o dicionário Houaiss voltou ao conteúdo do portal. Pelo que li em alguns sites, choveram reclamações, pois muita gente, e eu me incluo no grupo, assina o UOL principalmente por causa do dicionário. Sei que não é o tópico principal do seu texto, Pablo, mas, como eu havia reclamado anteriormente, vi-me na obrigação de informar as novas.

  9. Muito obrigados pela informação, Laís. Seu aviso virou artigo. Também me incluo nas estatísticas. Eu assinava outro provedor e mudei exclusivamente por causa do dicionário.

Deixe um comentário

