Pablo Vilela

Manual do Revisor

In Hora da Leitura on 29 de outubro de 2009 at 2:04 am

253628Deve ser a mais consumida obra de revisão. Carrega diversos tópicos interessantes. Lastimável que tenha tantos problemas, acredite, de revisão. O mais grave? Errar o nome do próprio livro na Apresentação.

A leitura é importante, ainda que pela crítica.

Um livro bem revisado dá gosto de ler, mesmo que as páginas estejam amareladas, manchadas, mesmo que a ortografia já tenha mudado umas duas ou três vezes desde que o livro foi impresso.

Luiz Roberto Malta

  1. Esse é o famigerado dissecado pelo Olavo lá na Revisores, certo?

  2. Certíssimo, William. O livro não é de todo ruim. Realmente tem muitos erros, o que é inadmissível sobretudo em um livro sobre revisão, mas é uma leitura interessante.

  3. Será que é o mesmo que já li? É, ele tem problemas… E, confesso, não curto muito manuais de revisão que incluem lições de português básico.

    Creio que a gente deve lançar mão de vários ao mesmo tempo. O Manual de redação e revisão (Atlas), o Ildete e o Manual do Estadão, guardando suas especificidades, foram (e continuam sendo) fundamentais pra mim. Fora o Elementos de bibliologia do Houaiss e o Napô, que vão fundo em questões encruadíssimas.

  4. Sou verdinha ainda na área da revisão, e bom saber desses furos!
    Obrigada, Pablo =)
    Abraços

  5. Putz! Eu tenho esse! Na minha mesa… Nem precisa chegar na Apresentação… Na página 5 já falta um espaço antes do “penso”, na terceira linha de cima pra baixo…

    Tem mesmo muitos, muitos erros… E o “excessão” na página 91? Cadê o Revisor???

  6. Eu considero esses manuais interessantes para os mais jovens conhecerem a história da revisão, saberem como ela era feita no começo dos tempos, Leticia. Mesmo os maus manuais têm seu valor histórico, mas também não os uso no meu dia a dia.
    E os furos são muitos, Debby. Um absurdo, sobretudo em se tratando de um livro que fala justamente de revisão.
    Há erros de todo tipo, Juliana. Um festival deles. Podemos até entender uma primeira edição sair com essas falhas, mas não dá para entender que nas edições seguintes os erros permaneçam tão numerosos.

  7. Por favor, preciso tirar uma dúvida. Você me ajuda? É sobre o verbo achar, iamginando a seguinte frase: Eu achei a caneta do Caio.
    Do Caio seria o que? Adjunto adnominal? Aguardo retorno, desde já agradecendo muito. Forte abraço. Fernanda

  8. “Elementos de bibliologia” eu tenho o xerox aqui, empoeirado, Pablo. Só muuuuito de vez em quando, pra esclarecer coisas bizaríssimas que nenhum dos mais novos aborda.

  9. Fernanda, a própria frase lhe dá duas dicas. Caneta é substantivo concreto. Caio exerce posse sobre a caneta. Nesses dois casos, temos adjunto adnominal. Seu palpite estava correto.
    Se quiser, Leticia, posso lhe dizer onde encontrar essa relíquia à venda.

  10. Obrigada, Pablo. Eu bem que gostaria de tê-lo, mas por questão de posse do objeto. Já andei dando uma olhada por aí e os dois volumes são caríssimos!

  11. Há alguns livros que também gosto de ter mais pela coleção que pela real utilidade. Coisa de bibliófilo, você entende.

  12. Olá pessoal!!!

    Pablo, estou concluindo o curso de Letras e pretendo fazer uma Pós em Revisão e preparação de textos. Podes me indicar alguns livros?
    Atenciosamente,

    Everaldo Cardoso
    everaldo_ajato@yahoo.com.br

  13. Pablo, suas dicas de leitura são valiosas, porém nosso maior problema no momento é o novo acordo ortográfico. Você tem notícia de algum manual que já esteja adaptado às mudanças? Obrigada,
    Michele

Deixe um comentário

