Pablo Vilela

Marido Revisor

In Outras Revisões on 29 de abril de 2010 at 3:39 pm

Na visão de uma escritora e tradutora.

Marido revisor

Índigo

Depois de tantos anos escrevendo, ouço:

– Você assumiu o hífen de vez, né?

– Como?

– O hífen que você usa nos seus diálogos, no lugar do travessão. Depois eles mudam tudo. Você sabe, né?

– Eles quem?

– Os revisores, nas editoras. Todos esses hifens aí acabam virando travessão, você queira ou não.

– Mas eu nem tenho travessão no meu teclado.

– Ninguém tem.

– Ué! Então como as pessoas fazem?

– Não sei se você já reparou, mas quando estou trabalhando, de vez em quando você não escuta um trááá-tá-TÁ?

– Nunca reparei.

– Repare. Esse trááá-tá-TÁ sou eu mudando hifens para travessão.

– Ah…

– É um recurso especial.

– Ah…

– trááá-tá-TÁ

– Tá bom. Já entendi.

  1. Que ótimo! Adorei! Autores e tradutores, por vezes, vivem num mundo à parte nessas questões. O bom é que Deus inventou o “Localizar e Substituir” que, se não é panaceia, ajuda bastante.

  2. O melhor é a didática do marido revisor: tão óbvio o trááá-tá-TÁ ser o som dele mudando hífen para travessão. No lugar dela, depois desse dia eu ouviria de longe, hehehe. Já sobre a confusão, a maioria das pessoas não sabe mesmo a diferença, nem me importo em trocar. Eu me incomodo muito mais com quem usa dois hifens no lugar do travessão. É tão difícil aprender a usar um teclado?

    Beijos.

  3. Confesso, meninas, que antes de ser revisor eu não reparava muito na diferença entre hifens e travessões. Acho que é dessas coisas que a gente só sabe depois que alguém nos ensina. Depois dessa, acho que a Índigo não se esquece mais.

Deixe um comentário

