Pablo Vilela

Meus Cânones

In Dia a Dia do Revisor on 5 de dezembro de 2007 at 5:31 pm

Saiu na Bravo! um especial dos 100 livros essenciais da literatura mundial. Você viu? Nem eu. Não achei nas bancas. Aceito o presente, se você encontrar.

Fez-me pensar em qual seriam meus livros essenciais. Não usei teoria de crítica literária. Não me preocupei sequer com a qualidade literária das obras. É só uma singela lista das obras que, por algum motivo, mais me tocaram até hoje.

Claro que não vou cansar você com uma lista de 100. Vou arriscar uma de 10, em ordem cronológica de minha primeira leitura:

O Morro dos Ventos Uivantes – Emily Brontë

Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

Crime e castigo – Fiódor Dostoiévski

A República – Platão

A metamorfose – Franz Kafka

Mensagem – Fernando Pessoa

Os sofrimentos do jovem Werther – Johann von Goethe

Entrevista com o vampiro – Anne Rice

Como um romance – Daniel Pennac

História do cerco de Lisboa – José Saramago

Agora é sua vez. Faça sua lista aí nos comentários.

  1. Escolher dez títulos é um trabalho difícil para quem ama livros. Mas, como as listas me atraem, vamos lá; não estão em ordem de importância ou cronológica, todos são igualmente importantes para mim:

    Ensaio sobre a Cegueira – josé Saramago;
    Noites Brancas – Dostoiévski;
    Reparação – Ian Mcewan;
    1984 – George Orwell;
    Drácula – Bram Stoker;
    As Crônicas de Nárnia – C. S. Lewis (é assim que se escreve fantasia);
    O Primo Basílio – Eça de Queiroz;
    Através do espelho – Jostein Gaarder;
    O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry;
    A Casa dos Espíritos – Isabel Allende.

    Desses, certamente, eu nunca vou esquecer.

  2. Aproveitando a lista da Bravo, quero divulgar uma nova livraria virtual que vai facilitar, pelo menos um pouco, pro bolso do universitário. A livraria chama 30PorCento e oferece 30% de desconto em todos os livros que vende, inclusive a coleção Dostoiéski da Editora 34. O endereço é http://www.30porcento.com.br .

  3. Bom, complicado listar, então vou listar os que marcaram determinada fase da minha vidinha e que já foram lidos por mais de 3 vezes.

    O Pequeno Príncipe – Antoine De Saint-Exupery
    A Revolução dos Bichos – George Orwell
    F. Nietzsche – Ecce Homo.
    Cem Anos de Solidão – Gabriel Garcia Marquez
    O Cidadão de Papel – Gilberto Dimenstein
    Feliz Ano Velho – Marcelo Rubens Paiva
    O que o Tio Sam Realmente Quer – Noam Chomsky
    O Homem à Procura de Si Mesmo, Rollo May
    Aplauso do Céu, O – Max Lucado
    A Sangue Frio – Truman Capote

    Abraços.

  4. Ah, se esses livros falassem…ops, eles falam, falam e muito!!!

    Céu Sobre o Pântano – Alfredo Mac Conastair
    A Luneta Mágica – Joaquim M. de Macedo
    Irresistível Mister Ghost – Rebecca Flanders
    Um Lugar ao Sol – Érico Verríssimo
    O Alquimista – Paulo Coelho
    O Quinto Personagem – Robertson Davies
    Ilusões – Richard Back
    O Sexto Sentido – Lawrence Sanders
    Os Sofrimentos do Jovem Werther – Goethe
    O Diário Roubado – Regine Deforges

    E muitos mais virão…
    Beijos!!!

  5. Código da Vinci – Dan Brown
    Budapeste – Chico Buarque
    O que o tio Sam realmente quer – Noam Chomsky
    O amor venceu – Zíbia Gaspareto
    Laços eternos – Zíbia
    My Cousin Rachel – Daphne Du Maurier
    The Beautiful and Damned – F. Scott Fitzgerald
    High Life, Low Life – Alan Battersby
    Tudo tem seu preço – Zíbia Gaspareto
    Pelas portas do coração – Zíbia

  6. Eu fiz uma lista assim há um bocado de tempo, está guardada e não fui olhar… fiz esta aqui de cabeça e também estão em ordem cronológica de primeira leitura:

    O menino maluquinho, Ziraldo
    Noites brancas, Dostoiévski
    O poder do mito, Joseph Campbell
    O dia do curinga, Jostein Gaarder
    Olga, Fernando Morais
    Senhora, José de Alencar
    Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, Clarice Lispector
    Corpo presente, João Paulo Cuenca
    A louca da casa, Rosa Montero
    O amor nos tempos do cólera, Gabriel García Márquez

    Beijos.

  7. Não vou escolher os meus ainda, mas vou falar sobre os seus.

    São minhas duas próximas leituras:

    Crime e castigo – Fiódor Dostoiévski e
    História do cerco de Lisboa – José Saramago

    Eu preciso,desesperadamente, ler. De tanto que tenho ouvido falar bem:

    Entrevista com o vampiro – Anne Rice
    e
    O Morro dos Ventos Uivantes – Emily Brontë

    Li esse ano e não me arrependo nada:

    Os sofrimentos do jovem Werther – Johann von Goethe
    e
    A metamorfose – Franz Kafka

    Abraços!

  8. Sensacionais as listas de vocês. A melhor parte é que agora já tenho várias dicas de leitura para 2008. 😀
    Gostei da idéia, André. Sou suspeito para falar da História do cerco de Lisboa: o protagonista é um revisor. Entrevista com o vampiro e O Morro dos Ventos Uivantes são bem românticos, apaixonantes, algo depressivos. Crime e castigo é livro para passar um, dois meses lendo, digerindo um pouco todo dia. Estamos esperando agora a sua lista.
    E quem ainda não fez a lista não deixe de fazer.
    Abraços e obrigado a todos.

  9. pois é tua lista tá quase inteira lá… nos 100.

  10. Eis aqui a lista de alguns dos livros que li e gostei (sem corresponder à ordem cronológica ou preferencial):

    A Hora da Estrela – Clarice Lispector
    Rei Lear – Willian Shakespeare
    O Pequeno Príncipe – Antoine De Saint-Exupery
    Dom Quixote – Miguel de Cervantes
    Se um Viajante Numa Noite de Inverno – Ítalo Calvino
    Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres – Clarice Lispector
    Cem Anos de Solidão – Gabriel Garcia Márquez
    Os Sofrimentos do Jovem Werther – Goethe
    Ensaio Sobre a Cegueira – José Saramago
    Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

  11. Não tenho 10 livros… mas mesmo assim resolvi colocar aqui 🙂

    -Feliz Ano Velho (li algumas vezes)
    – Memórias Póstumas de Brás Cubas (li algumas vezes tbm)
    – A Menina Que Roubava Livros (to enrolando pra terminar, mas não por ser chato.. é por falta de tempo mesmo..)

    Beijo grande!!!

  12. A pedidos, vai a minha lista, embora concorde que ela não expresse, nem de longe, a totalidade de minhas preferências. Fora o primeiro livro, os demais vêm sem ordem de importância. Não consegui listar só dez e, com muito esforço, parei!
    1. Bíblia
    2. Cem anos de solidão – Gabriel García Márquez
    3. Breve história do mundo – Carlos Nejar
    4. Água viva – Clarice Lispector
    5. Édipo Rei – Sófocles
    6. O barão sobre as árvores – Ítalo Calvino
    7. Amor líquido – Zigmunt Bauman
    8. Dom Casmurro – Machado de Assis
    9. São Bernardo – Graciliano Ramos
    10. Os Ratos – Dyonelio Machado
    11. Um copo de cólera – Raduan Nassar
    12. O crime do padre Amaro – Eça de Queiroz
    13. Meu pé de laranja-lima – José Mauro de Vasconcelos
    14. As preciosas ridículas – Molière
    15. A metamorfose – Kafka

  13. […] dezembro 2007 Inspirada pelos nossos cânones, a Márcia, leitora do blogue e amiga, teve a idéia: que comente o que de mais marcante eu tenha […]

  14. Meio atrasado, mas não custa nada listar os 10 livros que mais sacudiram a minha biblioteca.

    1.Zorba, o Grego – Nikos Kazantzakis
    2.1984 – George Orwell
    3.Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley
    4.Adeus às Armas – Ernest Hemingway
    5.Misto-Quente – Charles Bukowski
    6.A Vida dos Doze Césares – Suetônio
    7.Os Irmãos Karamazov – Dostoievski
    8.Guerra e Paz – Leon Tolstoi
    9.O Jogo das Contas de Vidro – Hermann Hesse
    10.O Cristo Recrucificado – Nikos Kazantzakis

  15. Atraso nenhum. Quem quiser pode continuar postando. Você tem títulos bem interessantes, Gama. E minha lista de futuras leituras continua crescendo. 😀

  16. […] janeiro 2008 Da excelente autobiografia (que, por injustiça e falta de espaço, ficou fora de minha lista) A louca da casa (obrigado, […]

Deixe um comentário